Candidato tem que ter história.

Candidato tem que ter história.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

105 ANOS DE AMOR E LUCIDEZ DEDICADOS AO ARTESANATO.

Essa semana eu tive a oportunidade de visitar mais uma vez “a comunidade que tem a alegria até no nome”. Estive em Campo Alegre e pude rever uma pessoa da qual eu estimo muito. Uma jovem de 105 anos, de face alegre e serena, como todas as pessoas que vivem do artesanato. Aliás, talvez a alegria seja o segredo da longevidade. 

A dona Vitalina Pereira, mais conhecida como “Titia” reside em Campo Alegre, e é uma das mais velhas artesãs do Jequitinhonha. Dona Vitalina pegou o meu santinho e pronunciou as seguintes palavras. “Esse é o Dinão que já carregou muita caixa na cabeça, quando íamos às feiras em outras cidades”, disse ela após buscar na memória as cenas que se passaram na sua vida no inicio dos anos 90. Naquela época colocamos um caminhão particular a disposição dos artesãos e dos feirantes daquela região, para transportar as suas mercadorias até o mercado municipal. Ali nascia o “Transporte Feirante”, que a partir do dia 01 de Janeiro de 2017 vou defender na Câmara Municipal de Turmalina, com a mesma energia e disposição da década de 90.   


BURITI - Essa semana também tive a oportunidade de visitar os artesãos do recém criado Distrito do Buriti. Assim como os artesãos do Campo Alegre, os artesãos do Campo Buriti também exportam suas peças para diversas feiras e mercados não só do Brasil, mas de todo o mundo. O artesanato produzido por essas duas comunidades coloca Turmalina em um circuito internacional de artes, gerando um marketing muito positivo para a cidade lá fora.


Na câmara a partir de 2017 vamos criar projetos que fomentem a venda do artesanato, como o sistema de Marketing Direto e o e-commerce que podem ser desenvolvidos aqui mesmo na internet. Parabéns aos artesãos do Buriti e do Campo Alegre pelo ótimo trabalho.  

Assista a minha mensagem de campanha. Analise e vote certo, com consciência no próximo domingo.